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Alimentos e Bebidas que Estimulam a Inteligência


Data: 31/07/2017

Assim como manter uma boa alimentação faz seu corpo permanecer saudável, também pode manter seu cérebro em boas condições e trabalhando em capacidade máxima. Mas quais os nutrientes que mais contribuem para o bem estar mental e cognitivo?
Os seguintes alimentos e bebidas que estimulam o cérebro promovem a saúde da matéria cinzenta. Alguns melhoram a memória. Outros concentram a concentração e foco. Alguns mantêm a depressão à distância, e alguns até mesmo previnem a doença de Alzheimer.

Alimentos e Bebidas Que Estimulam a Inteligência:

Café: Pesquisas sugerem que a cafeína encontrada no café oferece benefícios cerebrais que podem ser mais duradouros do que se pensava. Um estudo recente no Journal of Nutrition descobriu que o café ajudou os participantes a terem melhores resultados em vários testes de memória. E uma boa notícia para os idosos: um estudo italiano de 2015 mostrou que beber uma a duas xícaras por dia reduziu as taxas de declínio na função mental e memória (chamado cognitivo leve) entre as pessoas de 65 a 84 anos. Pesquisadores sugerem que a ingestão moderada de cafeína também pode prevenir os danos causados pelo acúmulo de placas de proteína amiloide no cérebro ligadas à doença de Alzheimer.
Bônus adicional: O café é uma das melhores fontes de antioxidantes vegetais, incluindo ácido clorogênico. Estes super nutrientes impedem danos celulares de moléculas nocivas no corpo e cérebro, chamados de radicais livres, que causam inflamação crônica e levam ao envelhecimento e doenças.

Cúrcuma: A cúrcuma é a especiaria que dá ao curry sua cor amarela, mas também contém o poderoso anti-inflamatório curcumina que os pesquisadores acreditam que pode ser muito importante para o cérebro. Estudos sugerem que incluir mais deste composto vegetal antioxidante natural à sua dieta ajuda a diminuir a inflamação no cérebro e reduz o risco de demência.
Pesquisas em animais mostram que esta especiaria igualmente impulsiona seus níveis de substâncias químicas do cérebro que induzem ao bem estar, como serotonina e dopamina, reduzindo suas possibilidades da depressão. Além disso, estimula o crescimento de novas células cerebrais e as protege de danos que podem causar doenças mentais.

Chá Verde: Sim, a cafeína é uma razão para o chá estar nessa lista. Mas o chá também é cheio de outros nutrientes que promovem uma melhora das funções do cérebro que ajudam a pensar e lembrar melhor. Uma delas é o aminoácido treonina, que, em combinação com a cafeína, reduz a fadiga mental, melhora o estado de alerta e aumenta a memória.
Chás também contêm uma abundância de antioxidantes poderosos que são bons para o cérebro, chamados catequinas. Estudos mostram que esses nutrientes aumentam a cognição, a memória e a atenção, mas alguns também podem diminuir a depressão e a disfunção mental.

Peixe: Os benefícios cerebrais do consumo de peixes são enormes, particularmente peixes oleosos como salmão, sardinha e arenque, não podem ser exagerados. Isso é porque o peixe é uma das melhores fontes de ácidos graxos ômega-3, incluindo o DHA (ácido docosahexaenoico). O DHA ajuda a construir membranas das células cerebrais (que contêm um alto grau de ácidos graxos) e é essencial para o poder cognitivo ideal. Pesquisas mostram que a deficiência de DHA pode estar por trás dos declínios cognitivos relacionados à idade, e que os idosos que comem frutos do mar regularmente são menos propensos a desenvolver Alzheimer e outras demências.
O peixe também é uma excelente fonte de proteínas e é rico em aminoácidos que ajudam a construir neurotransmissores do seu cérebro (mensageiros químicos que permitem que ele se comunique com o resto do seu corpo).

Chocolate: O chocolate contém antioxidantes chamados flavonoides e estimulantes metilxantinas como teobromina e cafeína. Juntos, esses nutrientes parecem diminuir a depressão e a ansiedade, bem como induzem uma sensação de calma. Sim, as ondas de bem estar que você sente depois de um pedaço de chocolate são reais.
Os flavonoides também impulsionam o fluxo sanguíneo para o cérebro, estimulando o crescimento de novos neurônios, bem como melhoram a sua função e os protegem de danos dos radicais livres. Para obter os benefícios do chocolate para o cérebro e evitar o ganho de peso, coma quantidades moderadas de chocolate escuro com pelo menos 70% de cacau.

Mirtilo: Esta fruta, junto com morangos, framboesas e seus outros primos, não poderiam ficar de fora na lista de alimentos para o cérebro. De acordo com pesquisadores da Universidade Tufts, todos eles contêm super antioxidantes chamados antocianinas, que não só dão às essas frutas suas cores vibrantes, mas também aumentam a sinalização do cérebro e funções cognitivas, bem como o protegem de danos relacionados à idade.
Outro grande estudo em longo prazo com 16.000 mulheres com 70 anos ou mais, descobriu que aquelas que consumiam uma ou duas xícaras de mirtilos por semana ficaram melhores mentalmente do que as que não comeram. De fato, o estudo concluiu que estas frutas parecem atrasar o envelhecimento cognitivo em dois anos e meio em comparação com as mulheres que a consumiram e as que não consumiram.

Fonte: Saude Dicas

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