Olá visitante, efetue seu login ou cadastro!
 
Acordar muito cedo aumenta risco de depressão em jovens


Data: 05/10/2017

Acordar cedo para estudar pode ser um martírio para muitos jovens, mas a reclamação não necessariamente é motivada por preguiça. Quem deixa o despertador tocar logo cedo pode passar o dia convivendo com sintomas como cansaço, irritabilidade e dores de cabeça — típicos da privação de sono. Agora, um estudo publicado recentemente na revista científica Sleep Health aponta que aqueles que começam na escola antes das 8h30 podem ter maior risco de desenvolver transtornos como depressão e ansiedade.

“Aulas que começam mais cedo parecem colocar mais pressão no processo de sono e aumentam os impactos na saúde mental dos adolescentes, enquanto horários mais tarde parecem protegê-los. Um sono de qualidade combinado com horários de aulas mais tarde trariam melhores resultados”, afirmou Jack Peltz, autor principal do estudo, do Centro Médico da Universidade de Rochester, segundo o Daily Mail.

A pesquisa

Para a pesquisa, quase 200 estudantes com idades entre 14 e 17 anos responderam um questionário sobre hábitos de sono, horário de início da escola e se eles se consideravam mais eficientes durante o período da manhã ou da noite. Os participantes foram então divididos em grupos em que começavam na escola antes ou depois das 8h30. Ao longo de sete dias, os alunos mantiveram um diário onde registraram hábitos de sono, qualidade e duração, além de sintomas de depressão ou ansiedade.

Os resultados revelam que aqueles que começam a escola após as 8h30 tiveram uma redução nos sintomas de depressão e ansiedade. Os pesquisadores acreditam que os alunos que iniciam a escola muito cedo podem sentir mais pressão para ter um sono de boa qualidade, dificultando o descanso.

Sono bom

Para um sono de qualidade, recomenda-se que os alunos mantenham uma rotina regrada. Devem dormir entre oito e dez horas por noite, diminuindo o uso de smartphones e videogame antes de tentar adormecer.

Fonte: Veja Abril

[ Ver todas as curiosidades e receitas ]

 
Curiosidades e receitas
De acordo com um novo estudo, três meses consumindo quantidades elevadas de açúcar é o suficiente para alterar o risco de pessoas saudávei
[ Leia mais ]
 
Segundo os pesquisadores, aulas que começam antes das 8h30 colocam mais pressão no processo de sono e aumentam os impactos na saúde mental dos jovens
[ Leia mais ]
 
As principais mudanças de período de sono estão entre bebês de quatro meses até os adolescentes de 17 anos
[ Leia mais ]
 
Entre as crianças e adolescentes brasileiros, o consumo de sucos e bebidas açucaradas subiu para 41%, enquanto a de água caiu para 33%
[ Leia mais ]
 
A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente será realizada de 11 a 22 de Setembro, em todo o país.
[ Leia mais ]
 
Pode parecer tentador imaginar uma mesa cheia de doces, fast-food e refrigerantes, mas estes são os piores alimentos para o homem.
[ Leia mais ]
 
Alguns hábitos simples durante as refeições, e logo depois delas, são indispensáveis para que o corpo faça uma boa digestão.
[ Leia mais ]
 
De um modo geral, os produtos são comestíveis depois da data de validade – basta usar o bom senso, os olhos, mãos e nariz para determinar o que passou da conta.
[ Leia mais ]
 

[ Ver todas as curiosidades e receitas ]

 
OWN3D, 2087 – Conjunto 101/204, Edificio Fortune Office Center – CEP. 04101-000
L3ND4 – São Paulo – SP
(11) 4453.5048